Apostila Concurso SECRIANÇA - DF - Especialista Socioeducativo - Pedagogia - 2015

Apostila preparatória para o cargo de Especialista Socioeducativo - Área: Pedagogia do Concurso Público 2015 da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECriança - DF - ESPAM / TECS - ESPAF - ATRS), elaborada pela Editora Nova, que está há sete anos no ramo, nos formatos impresso e em pdf. Há também apostilas para Atendente de Reintegração Socioeducativo, Especialista Socioeducativo - Área: Administração, Técnico Sócio Educativo, bem como apostilas com as matérias básicas comuns a todos os cargos de nível médio e superior.
CLIQUE AQUI PARA VER A(S) APOSTILA(S)
As inscrições no concurso público da (o) Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECriança - DF)   devem ser realizadas de  30 de setembro de 2015 até 26 de outubro de 2015 no site da Fundação Universa (inscricao.universa.org.br)
De acordo com o edital, os conhecimentos específicos que serão exigidos dos candidatos ao cargo são os seguintes:  1. Fundamentos da educação. 2. Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica. 3. Bases legais da educação nacional: Constituição da República, LDB (Lei nº 9.394/1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais. 4. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. 5. A supervisão. 6. Concepção e prática. 7. Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação. 8. Normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. 9. Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 10. Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 11. Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 12. Projeto político‐pedagógico no ambiente organizacional. 13. Concepção, princípios e eixos norteadores. 14. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político‐pedagógico. 15. Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 16. Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 17. A avaliação na perspectiva da construção do conhecimento. 18. Desenvolvimento de competências: conhecimentos, habilidades, atitudes. 18. Processo de ensino‐aprendizagem. 19.  Relação professor/aluno. 20. Bases psicológicas da aprendizagem. 21. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos. 22. Objetivos e conteúdos de ensino. 23. Métodos e técnicas. 24. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 25. A ação pedagógica e o trabalho com projetos. 26. Ética e trabalho. 27. Dilemas éticos da profissão. 28. Educação continuada dos profissionais do sistema socioeducativo. 29. Trabalho em Rede.  
LEGISLAÇÃO: 1. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE ‐ Lei 12.594/2012 e alterações posteriores. 2. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei 8.069, de 13/7/1990) e alterações posteriores. Lei nº 9.455, de 07 de abril de 1997(Lei de Tortura). 3. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 4. Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. 5. Regras de Beijing ‐ Regras Mínimas da Organização das Nações Unidas para a administração da Justiça da Infância e da Juventude. 6. Lei nº 4.898/1965 (Abuso de autoridade). 7. Lei nº 7.716/1989 (Lei contra o Preconceito) e alterações posteriores. 8. Lei nº 8.429, de 02/06/92 (Improbidade Administrativa) e alterações posteriores.

Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

Nenhum comentário: